O ACELINK Computerized Maintenance Management System (CMMS), também conhecido por Sistema Computadorizado de Gestão de Informação em português, está a tornar-se cada vez mais uma norma do que uma exceção. Como muitos sabem, a introdução de uma nova solução de software no local de trabalho nem sempre é fácil. É necessário gastar tempo a procurar fornecedores, a planear os custos e a formar a sua equipa para que esta consiga trabalhar facilmente com o novo software.
No entanto, os benefícios de um software CMMS acabam por compensar todo este processo trabalhoso, e por vezes demorado. Além de o ajudar a poupar dinheiro, acaba também por melhorar a saúde e segurança de toda a sua equipa. Neste artigo, iremos aprofundar mais detalhadamente em que consiste um CMMS e quais os seus benefícios.
O que é o CMMS?
Como já mencionado, um CMMS (Computerized Maintenance Management System), ou Software de Gestão de Manutenção, combina diversos processos de manutenção num só, melhorando assim a produtividade e performance ao reduzir o número de elementos manuais utilizados. Desta forma, é possível dizer adeus a atrasos indesejados e a uma produtividade fraca, que não permite a certa organização apostar nos seus recursos com tanta rapidez e agilidade.
Portanto, um CMMS é um software de centralização de informações de manutenção, que facilita os processos de operações e ajuda a otimizar a utilização de equipamentos como máquinas, infraestruturas, veículos, entre outros. O seu banco de dados é extenso e bastante útil, organizando todas as informações relevantes sobre os ativos em causa e permitindo uma gestão de manutenção melhorada.
Quais são as funções de um CMMS?
Agora que já abordámos de uma forma geral no que consiste um CMMS, chegou o momento de explicar as funções deste software. Afinal, porque é que ele é assim tão útil e benéfico? De seguida, apresentamos algumas das suas funções:
- Gestão de inventário
Um sistema como o CMMS permite gerir inventários de forma mais eficaz, distribuindo e reivindicando equipamentos e certos materiais, gerindo fornecedores, tratando dos custos associados e automatizando o reabastecimento sempre que necessário.
- Realização de auditorias
Com a sua extensa base de dados, um CMMS tem capacidade para criar relatórios sobre diversos temas, como o uso de materiais ou determinar os custos associados a determinados processos. Depois, pode ainda ler e analisar as informações obtidas para facilitar a tomada de decisões e a realização de auditorias.
- Gestão de recursos e de mão de obra
Com um CMMS, é também possível atribuir tarefas aos funcionários, criar novas equipas e até mesmo organizar turnos.
- Partilha de informações de ativos
Um CMMS permite aceder e partilhar informações sobre diversos ativos, como o modelo e número de série de um equipamento, a localização do mesmo, e ainda documentos relevantes, como manuais de utilização.
- Gestão das ordens de serviço
É ainda possível gerir as ordens de serviço, ou seja, os utilizadores podem aceder e controlar o estado dos pedidos das ordens de serviço.
- Prevenção de manutenção
Por outras palavras, recorrendo a um CMMS, é possível que um sistema agende manutenções regulares nos seus ativos e equipamentos. Além disso, consegue ainda enviar alertas para prevenir erros.
Quais os benefícios de um CMMS?
Um CMMS oferece uma variedade de benefícios que não estão disponíveis quando se utiliza uma simples folha de cálculo ou outros processos manuais de manutenção. A natureza centralizada de um CMMS, bem como a automatização que este proporciona, permitem uma maior eficiência na programação, manutenção de registos, recolha e gestão de dados e produtividade. De seguida, partilhamos alguns dos benefícios mais notórios que um CMMS pode proporcionar:
- Agendamento automático da manutenção
Com um CMMS, já não é necessário memorizar o registo dos horários de manutenção preventiva. Um CMMS agenda frequentemente a manutenção de processos e ajuda-o a assegurar que os recursos adequados estão disponíveis sempre que for necessário.
- Maior segurança e menos riscos
Um equipamento em degradação pode constituir perigo e representar um risco mais elevado para a segurança de todas as pessoas. Contudo, um sistema CMMS diminui os riscos e aumenta ainda a segurança dos intervenientes ao confirmar que os equipamentos em causa estão operacionais e em bom estado.
- Menor inatividade
Um CMMS tem a capacidade de reduzir a inatividade do seu equipamento usando dados para ajudá-lo a garantir um agendamento de manutenção mais eficiente e recorrente. Assim, este software permite evitar inatividades inesperadas devido a falhas de equipamentos.
- Menores custos de reparação
Como já mencionado, um CMMS permite uma manutenção mais eficaz dos equipamentos, o que significa que haverá assim menos falhas e necessidade de reparos. Portanto, os custos relacionados com reparações serão também menores.
- Registo de dados simplificado
Um CMMS ajuda a rastrear mais facilmente o custo de componentes usadas no processo de manutenção e permite realizar relatórios para analisar detalhadamente os dados obtidos.
- Aumento da vida útil do equipamento
Através de um CMMS, a manutenção preventiva pode ser realizada como forma de aumentar a duração de um equipamento.
- Aumento da produtividade
Com um sistema tão avançado, organizado e eficaz como o CMMS, os técnicos e operadores terão conhecimento acerca de avarias ou lembretes de manutenção mais rapidamente, o que pode evitar situações indesejadas e aumentar a produtividade.
- Melhor gestão das ordens de serviço
Através de um CMMS, as ordens de serviço podem ser acedidas e monitorizadas por todos os intervenientes. Depois, as informações obtidas podem ser partilhadas de modo a coordenar o trabalho de todos, simplificando assim os processos em causa.
De forma geral, uma gestão de manutenção deste tipo proporciona benefícios inegáveis e pode realmente ajudar várias organizações a alcançarem os objetivos pretendidos com mais agilidade e a evitarem determinados inconvenientes.